Zélio Fernandino de Morais
quinta-feira, 8 de maio de 2025
Sem Disciplina
Sem Disciplina, Nenhum Terreiro de Umbanda se Sustenta
A disciplina é uma peça fundamental dentro de um terreiro de Umbanda, e quando ela não é exercida nem ensinada, todo o trabalho espiritual corre o risco de desmoronar.
Não basta conhecer as regras e não colocá-las em prática.
A Umbanda é oralidade, ensinamento ao pé do ouvido e orientação direta das entidades. Quando esses fundamentos não são transmitidos aos neófitos, todo o trabalho espiritual coletivo perde o sentido.
Não adianta colocar dez pessoas dentro de um terreiro se elas desconhecem o básico sobre a disciplina, que deve, sim, ser exigida dentro da Umbanda.
Há coisas que precisam ser cobradas, ensinadas e praticadas, mesmo que algumas pessoas não gostem. Afinal, o médium que não é melindroso entende a importância de ser orientado.
Um líder espiritual não pode exigir postura, disciplina e comprometimento de seus liderados se ele mesmo não ensina nem pratica esses valores.
Como diz Vovô:
"É o olho do dono que engorda o gado."
Quando o dirigente negligencia o básico que deve ser exigido dentro de um terreiro, ele abre brechas para que cada um faça o que bem entender.
O SAGRADO NÃO É BRINCADEIRA!
Hoje, existem muitos terreiros lotados de pessoas vestidas de branco, mas vazios de Umbanda.
O mínimo de postura, disciplina e responsabilidade deve ser obrigatório e exigido de todos aqueles que desejam vestir o branco e servir como médiuns Umbandistas.
Há valores fundamentais para qualquer relação, e o respeito é um dos principais. Se chegamos ao ponto de ter que exigir respeito, algo está errado. Devemos nos incomodar e não tolerar a falta dele.
Quando o respeito se perde dentro de um terreiro, e o mínimo não é realizado, torna-se quase impossível praticar a verdadeira Umbanda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário