O uso do fumo na Umbanda
Livro - Magia de Redenção - Psicografado
Médium Hercílio Maes pelo espírito de Ramatís
PERGUNTA: - Qual é o motivo por que os pretos-velhos e caboclos tanto se utilizam do fumo nos trabalhos de terreiros?
RAMATÍS: - Em face da multiplicidade de plantas que nascem prodigamente no vosso país, existem espécies que podem ser aplicadas a quaisquer tipos de trabalhos de socorro e cura espiritual. Elas fornecem as energias psicofísicas, que comumente são deficitárias aos médiuns inexperientes. O fumo é a erva mais tradicional da terapêutica psíquica praticada nos terreiros pelos preto-velhos e caboclos, os quais logravam curas surpreendentes, na sua aplicação terapêutica, no tempo da escravidão.
Fisicamente, é uma erva originária da América, portadora do alcaloide "nicotina tabacum", que excita os nervos, provoca contrações dos intestinos e vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. É uma planta narcótica; e o órgão mais prejudicado é o cérebro, devido à intoxicação do sistema neuroespinhal. Mesmo sob a forma comum de cigarro, os homens podem pressentir a ação pronunciada do fumo atuando no mundo oculto, enquanto algumas celebrações terrenas o condenam como um vício desprezível, outras, paradoxalmente, o elogiam como catalisador do psiquismo humano!
O fumo, ou tabaco, condensa forte carga etérea e astralina, que ao ser libertada na queima ou defumação, pelo mago, "pai-de-santo" ou espíritos entendidos, liberta energias que atuam positivamente no mundo oculto. Os preto-velhos, tarimbados na velha magia africana, concentram o campo de forças do tabaco incinerado, e através do sopro praticam uma espécie de "ionização" rudimentar, mas proveitosa e capaz de acelerar a função catalisadora do períspirito.
PERGUNTA: - Como se poderia verificar a existência de energias tão vigorosas do fumo?
RAMATÍS: - Durante o período físico em que o fumo germina, cresce e desenvolve as folhas e as flores, arregimentando as mais variadas energias do solo e do meio ambiente, absorvendo calor, magnetismo, raios infravermelhos e ultravioletas do Sol, polarização eletrizante da Lua, éter-físico, sais minerais, oxigênio, hidrogênio, luminosidade, aroma, fluidos etéricos, cor, vitaminas e o "húmus" da terra.
Quando o fumo é incinerado, ele liberta em poucos minutos toda a carga energética e nutritiva que acumulou em muitos meses de crescimento e maturidade. São forças que passam a atuar no campo etérico e astralino do vegetal, podendo desintegrar fluidos adversos à contextura perispiritual dos espíritos encarnados e desencarnados. Por isso, os homens, antigamente, acreditavam que a defumação feita de ervas repelentes podia afastar os espíritos maus e manter o Diabo à distância, assim como no mundo físico os gases mefíticos dos pântanos afastam os habitantes.
PERGUNTA:- Considerando-se que os fluidos libertos na queima de ervas podem produzir um ambiente desagradável aos espíritos daninhos, por que as pessoas que processam a defumação não são afetadas por esses fluidos tão agressivos ou desagradáveis?
RAMATÍS: - As lâmpadas elétricas ofuscantes, usadas pelos caçadores e pescadores, são nocivas para os insetos, mas completamente inócuas aos seres humanos! Enquanto os espíritos desencarnados, de graduação inferior, são atingidos no períspirito pela carga hostil e incômoda das energias liberadas na queima de ervas, os encarnados são imunes a tais reações devido ao anteparo ou biombo do corpo físico!
PERGUNTA: - Aprendemos com a doutrina espírita que a prece é defesa espiritual mais eficiente do que uma defumação supersticiosa de ervas odorantes.
RAMATÍS: - Mas, que pode fazer um homem completamente obsidiado, que já perdeu o seu comando mental, caso lhe aconselhem a oração? Alguém pode libertar-se do seu carma expiatória, só porque se entrega a orações? Não seria isso sancionar a velha fórmula de o sacerdote salvar o pecador à hora da morte, só porque ele se arrepende dos seus crimes e morre saturado de rezas, ladainhas e recomendações religiosas? Não ensina o Espiritismo que o homem não se salva por sua crença, mas pelas suas obras?
Obs: Um alerta aos fumantes. A fumaça funciona como agente de limpeza espiritual atraindo as energias negativas e consumindo-a, o médium incorporado que ingere a fumaça, tragando o cigarro, automaticamente está ingerindo as influências negativas impregnando assim o médium. A fumaça do charuto, dos cigarros etc., deve ser expelida na hora do passe ou mesmo durante o trabalho, pelas entidades, pois, isso fará com que a influência seja levada pela corrente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário