Dentro do Terreiro podemos observar alguns "cargos" e especialidades dos médiuns que lá trabalham.
Vejamos:
1) Pai/Mãe de Santo:
São quem dão as ordens, as diretrizes de como serão os trabalhos, a doutrina, as regras, os eventos, etc. São eles que cuidam dos compromissos da casa, do desenvolvimento mediúnico e dos rumos dos trabalhos espirituais.
2) Ogãs e Curimba:
São eles quem conduzem a organização dos atabaques e suas responsabilidades. São apoios dos pais e mães de santo na organização dos trabalhos espirituais.
3) Pai/mãe pequena:
São suplentes dos pais de santo na organização de suas responsabilidades. Dependendo do terreiro a carga de trabalho e carga espiritual dos dirigentes sobe tanto que eles precisam deste cargo no terreiro. É uma espécie de vice-prefeito, porém toda sua postura é ditada pelos pais de santos da casa.
4) Cambones ou Samba:
São médiuns geralmente em desenvolvimento ou pessoas que não incorporam que ficam a disposição dos guias auxiliando na movimentação dos itens de trabalho. Ajudam a cantar, bater palmas, organizar a assistência, rezar, etc.
5) Médium de porteira:
Tronqueira ou ponta de lança: É o médium que faz a guarda da porteira. São apoios direto dos pais de santo na condução de trabalhos mais densos.
6) Médium em desenvolvimento:
É a pessoa recém chegada na Umbanda que está ali para aprender seus dons, costumes, doutrina e fundamentos.
7) Médium de passe:
É o médium autorizado a dar somente passes na corrente, não faz consulta verbal.
8) Médium coroado:
É aquele apto a participar de determinados trabalhos, que exigem um maior conhecimento e principalmente, um melhor entrelaçamento com suas entidades espirituais, além do total domínio de sua mediunidade, coisa que um médium em desenvolvimento ainda não tem, já conhece todos seus Guias, Mestres e Mentores, Orixás de Coroa e já podem atender o público.
9) Médium de ervas:
É o médium que embora esteja em desenvolvimento, já está um pouco mais avançado e a ele é liberado rituais de bater ervas e atender crianças.
10) Médium de transporte:
É o médium com habilidade de transportar espíritos zombeteiros. A ele é confiado a tarefa de ajudar neste tipo de trabalho.
11) Secretário (a):
Médium que ajuda os pais de santo na organização administrativa da casa, bem como, calendários, apostilas, documentos, etc.
12) Tesoureiro:
É o médium que ajuda os pais de santos na administração financeira da casa, bem como, contas a pagar, a receber, prestação de contas, etc.
13) Escala de limpeza:
São filhos que se dedicam a fazer a limpeza do terreiro. O ideal é que todos os filhos independente do cargo tenham esta atribuição.
14) Transa:
É a pessoa responsável por distribuir as fichas de atendimento (quando o caso) e coordenar a entrada da assistência. Muitas vezes, dependendo do tamanho do terreiro acumula função de cambonagem.
15) Mão Faca:
Responsável pelo sacrifício dos animais aos orixás, preparado especialmente para efetuar toda e qualquer matança de animais, (muito usado em Nação). Na Umbanda dificilmente encontramos esse cargo.
Obs:
Médium de porteira, são as pessoas responsáveis por cuidar da assistência e encaminhar os consulentes para os atendimentos. Geralmente é um cargo de extrema responsabilidade e que só será dado a pessoas que tenham firmeza,por exemplo: quando alguém incorpora algo ruim, é o médium porteira que presta os "primeiros socorros" basicamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário