sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Orixá Ogum - Manifestação das Entidades

Orixá Ogum

Têm a forma de Caboclos. Essas Entidades vibram também com força sobre o corpo astral fixando seus fluidos pelas costas e cabeças, precipitam a respiração e tomam o controle do físico, quando o alteram para um porte desempenado. Geralmente dão uma espécie de “brado” que, num bom aparelho, se entendem bem as duas sílabas da palavra Og-um, como invocação à Vibração que o ordena. 

Jamais esses brados podem ser confundidos com certos “uivos e latidos” que se escutam em “alguns” lugares, em pessoas que se dizem mediunizadas com esgares e olhos injetados de vermelho, que indicam bebida alcoólica ou auto-sugestão. 

Esses Espíritos gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em todas as suas atitudes demonstram vivacidade. Suas preces cantadas ou pontos traduzem invocações para a luta da fé, demandas, etc. 

Ervas da Linha de Ogum regidas por Marte: 

Losna, Comigo-ninguém-pode, Romã (folhas), Espada de Ogum, Flecha de Ogum, Erva de Coelho, Cinco Folhas, Macaé, Erva de Bicho (Folhas de Jurupitã), Jurubeba (folhas). 

(Trecho extraído do Livro Umbanda de Todos Nós de W.W. da Matta e Silva)

***

Ogum – Energia emanada do metal. Essa energia é parte da vibração emitida pelos metais contidos na natureza e no corpo de todos os animais. É também parte da energia psíquica projetada no espaço todas as vezes que um animal sente o impulso para tomar uma atitude; é o espírito de luta de todo tipo de vida pela sua sobrevivência. Senhor das demandas em constante e pleno combate contra as inferioridades próprias de cada um, desbravando a escuridão das mentes condicionadas, bitoladas, alienadas aos dogmas asfixiantes e limitados. Luta valentemente contra os monstros do astral inferior, produto de mentes maléficas e enfermiças, símbolos da luxúria, da ambição e de todas as larvas inferiores que assolam a maioria das criaturas do gênero humano. É o senhor da cerimonial e da magia. Complementa o domínio no campo da magia com Ibejis. É o regente dos sete focos de Exus.

(Trecho extraído do livro Umbanda Primeiro Grau de Iniciação escrito por Brasão de Freitas) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário