sexta-feira, 9 de abril de 2021

Guias (Colares) 3


Uso de guias na Umbanda.

Com certeza uma das coisas que mais chama a atenção de qualquer pessoa que vai pela primeira vez a um Templo Umbandista são as Guias (Colares) que os médiuns carregam durante as giras, das mais diversas cores e formatos, mas além de “bonitas” elas possuem várias finalidades e formas de confecção e são extremamente importantes para os médiuns, para isso faremos algumas considerações pertinentes ao assunto:

* As Guias não são enfeites, portanto use-as com respeito, pois elas simbolizam muitas coisas, dentre elas os Orixás ou entidades para qual foram consagradas.

* As maiores finalidades das guias, são: absorver qualquer tipo de energia negativa, proveniente dos consulentes ou até mesmo do Templo e irradiar a força pela qual foi consagrada ao médium.

* Não sinta vergonha de usar guias de proteção fora do Terreiro, afinal é comum pessoas usarem seus amuletos de proteção, seja uma medalha de santo, escapulário, terços (para os católicos) colares de contas e sementes (índios), guias finas para os Umbandistas e etc...

* Cada casa tem seus fundamentos e é preciso respeitar, antes de adquirir qualquer guia informe-se com seus Sacerdotes sobre.

* As guias formam um circulo (corrente) de energia, e para que essa “energia” circule é preciso que seja feita de elementos que permitam essa corrente, portanto use apenas elementos naturais (sementes, cascas, pedras, ), as guias também comercializadas em casas de Artigos Religiosos são de Cristal ( de vidro) ou Porcelana, cujo as quais representam a terra e a água sendo ambas também imantadas com energia.

* Em hipótese alguma use guias de PLÁSTICO ou que contenham, pois o mesmo é altamente isolante, e a guia que conter plástico servirá apenas como adorno (enfeite), mesmo que seja apenas um detalhe, imagine um circuito de eletricidade, se você colocar uma peça plástica ele irá interromper a corrente, o mesmo ocorre com as guias. GUIAS que contém PLÁSTICO são meramente enfeites.

* Toda guia deve ser “descarregada” e imantada regularmente, seja pela entidade que usa, seja em amacis, água do mar, cachoeira ou qualquer outro indicado pelas entidades ou Sacerdote.

* Todo médium deve possuir ao menos uma guia da direita e uma para a esquerda, convém guardá-las separadas, não pensem que tem que separar porque a de Exú não pode ficar com as da direita por causa disso ou daquilo, isso é APENAS porque são imantadas com energias contrárias, as da direita positivas e da esquerda negativas, lembrando que negativas em relação a POLARIDADE, para entender melhor pense em uma pilha, se colocar ela invertida, não surtirá efeito.

* Sua guia estourou? Existem dois motivos básicos para isso ocorrer ou o fio está desgastado e acabou rompendo, ou ouve um choque energético muito grande e com isso a guia arrebentou, pergunte ao Sacerdote se convém refazê-la ou despachá-la, vamos salientar que NÃO DEVEMOS JOGAR GUIAS NO RIO, guias que são despachadas devem ser lavadas em água corrente para tirar toda energia que por ventura possa estar nas contas e jogadas no LIXO, o rio, assim como cachoeira, mar e etc...são pontos de força e não precisam receber LIXO.

Fonte:Yalorixá Carmem de Osún

Nenhum comentário:

Postar um comentário