Mòkán é um colar feito de palha da costa (Ìkó), trançado, cujo fechos são como duas vassourinhas de palha, onde se tem enfeites com miçangas do respectivo Orixá neófito e por muitas vezes, pode ser enfeitada com búzios. Cada Casa de Axé aplica seu uso ornamental conforme lhe aprouver, pois para isso se tem toda a liberdade. Importa que seja feito de palha da costa trançado.
O Mòkán será dado ao filho de Orixá recém iniciado e o mesmo deverá ser usado até seus sete anos junto aos seus fios de contas. Após se dar esta obrigação (a de sete anos), deve o mesmo ser depositado no Igbá do Orixá, pois se trata de uma joia que, mesmo depois de seu tempo obrigatório de uso, deve ser guardada. Para entender a aplicação espiritual do uso do Mòkán, gostaríamos de falar um pouco da matéria prima do qual o mesmo é feito, a palha da costa, Ìkó.
Palha da costa é a fibra de ráfia, extraída de uma palmeira chamada Igí-ògòrò pelo povo africano. Seu uso é indispensável na iniciação de uma pessoa ao Culto Orixá, no sentido de proteger a vulnerabilidade dos neófitos. É um grande fundamento da família dos Orixás. Entre eles Omolu/Obalwaye. Este Orixá da cura traz sua força restauradora na palha. Um renovar-se para a vida, sanando-nos dos males, quer espirituais, quer materiais.
Pudemos ver acima a íntima ligação da palha da costa com a prevenção de contaminações por energias negativas. Neste sentido, podemos afirmar que o Ìkó é uma palha que nos protege dos Ègúns. Daí se confeccionar o Ikán (contra-egun) e a umbigueira de palha da costa. Seria a aplicação espiritual do Mòkán também uma forma de prevenção? Vejamos:
À priori, podemos dizer que o Mòkán é uma proteção do Òrí e do Umbigo. Por isso ele vai invariavelmente do pescoço (do fim da cabeça) até o umbigo. Estes são os símbolos de nossa vida espiritual. Òrí é o receptáculo de nosso Orixá e o Umbigo o símbolo de nosso nascimento para a vida Espiritual enquanto Povos de Terreiro. À posteriori, diremos que o Mòkán é um símbolo dos neófitos. Mais que os delògúns (fios de conta), o Mòkán é o símbolo da etapa de formação do filho de Orixá. Usa-se Mòkán nos primeiros sete anos, pois se está neste tempo, no estado de lyàwó: aquele que está nos seus primeiros passos para o sacerdócio. O lyàwó é uma flor em botão. Uma bela possibilidade em termos do futuro do Àsé. Os mais novos são nosso jardim. A beleza de nossa Casa. Deve o iyàwó orgulhar-se deste seu estado. Devem também os mais velhos entendê- los como esperança.
Como nosso futuro. Usar o Mòkán é externar este lindo momento em que todo o Axé, toda a tradição afro-brasileira, se faz em continuidade. "
-Papo de Yawo-
**********************************************
Mòkán 2
O "Contra-Egum" é um traçado de palha da costa trazido ao brasil pelas religiões Afro-descendentes e é geralmente usado nas nações de Candomblé e Umbandomblé.
Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares: zombetagem.
Esse traçado pode ser posto no braço, no tornozelo e/ ou na barriga.
A escolha de onde colocar estará diretamente ligado a doutrina e fundamento da casa.
o que se usa nas pernas tem outro nome, assim como o que se usa na cintura. Nas pernas usamos o chaorô (SAORÓ) que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns.
Contra-egum, Umbigueira, Mocam e Senzala.
Têm Doutrinas que é obrigado a usar o contra-egum, umbigueira, mocam e senzala pelo menos por um ano.
O contra-egum é uma defesa do médium
O próprio nome já diz, é contra as forças maléficas espirituais, contra fluxo energético que possam influenciar a cabeça.
A umbigueira, na realidade é uma ligação com o orixa Oxum.
Ligação ao útero e também uma ligação de Bessém para com o yaô, ou seja, é a cobra mordendo o próprio rabo.
A umbigueira não é para cortar tesão como muitos dizem por aí.
O instinto sexual ele é pessoal, ele é controlado por obediência, por fé e por força de vontade também.
Na realidade, a umbigueira nada mais é do que uma representação da nossa mãe Oxum e uma homenagem ao cordão umbilical.
Quando estamos com a umbigueira, o nosso cordão umbilical ainda está preso no Orixá, preso a Oxum.
A senzala e o mocam são divisas, são patentes dadas por Ogum.
Isso mostra, por exemplo, que o iniciado principalmente no Candomblé foi condecorado com uma divisa militar.
Devem ser usados como uma jóia, como divisas de um soldado, de um cabo.
Nota:
Egum é um termo das religiões de matriz africana que designa a alma ou espírito de qualquer pessoa falecida, iniciada ou não. Nesse ponto, difere da palavra egungum, que se refere a espíritos de homens importantes iniciados nessas religiões.
-@ricardo.umbanda-
Texto de Nota: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário