Os Erês de Ogum, com sua liderança nata, exala um magnetismo irresistível. Conquistador e solidário, demonstra independência e clareza em seus objetivos. Amigo leal e sincero, inspira confiança e admiração em todos à sua volta. Exemplos dessa linhagem são os Erês Espadinha e Estradinha.
Os Erês de Oxóssi é uma entidade alegre, espontânea e habilidosa, com uma curiosidade insaciável. Amante da natureza, necessita de atenção redobrada, pois sua sede por conhecimento o impulsiona a explorar todos os cantos. Determinado e persistente, busca incansavelmente alcançar seus objetivos. Exemplos dessa linhagem são os Erês Arquinho, Flechinha e Folhinha.
Os Erês de Oxumarê é um ser de sensibilidade aguçada, capaz de perceber as emoções alheias com grande intuição. Amigo leal e protetor, sabe oferecer o apoio necessário nos momentos de dificuldade. Dotado de uma criatividade exuberante, encanta a todos com suas invenções e expressões artísticas. A escrita, em particular, é uma de suas grandes paixões. Exemplos dessa linhagem são os Erês Cobrinha e Guizinho.
Os Erês de Obaluayê e Omolu é uma criança notável por sua maturidade e gentileza. Agrada a todos com sua educação e facilidade de comunicação. Apegado à ordem e à rotina, organiza seu mundo de forma meticulosa. Exemplos dessa linhagem são os Erês Pipoquinha, Deburú e Cruzinha.
Os Erês de Nanã Buruquê são "crianças" de natureza serena e contemplativa. Preferem a paz ea tranquilidade, evitando brincadeiras agitadas. Organizados e metódicos, possuem um senso de ordem muito desenvolvido e não toleram que mexam em seus pertences sem autorização. Pacientes e compreensivas, gostam de compartilhar seus conhecimentos com os mais novos. Exemplos dessa linhagem são os Erês Sapinho e Laminha.
Os Erês de Yemanjá são seres encantadores e extrovertidos que espalham alegria por onde passam. Arteiras e brincalhonas, adoram a companhia de amigos e vivem em um mundo de fantasia. Inteligentes e espertas, possuem uma vivacidade contagiante. Exemplos dessa linhagem são os Erês Ondina e Peixinho.
Os Erês de Oxum encanta a todos com sua graça, meiguice e charme. Gulosos e criativos, adoram experimentar novos sabores e inovar em suas receitas. A cautela com esta criança reside em evitar magoá-la, pois quando se sente ferida, retrai-se e torna-se mais reservada. Exemplos dessa linhagem são os Erês Mariazinha, Cachoeirinha e Ourinho.
Os Erês de Yansã são um furacão de alegria, conquistando a todos com sua energia contagiante. Alto astral e divertidos, possuem uma criatividade exuberante. Intuitivos e perspicazes, desvendam os mistérios com facilidade. Exemplos dessa linhagem são os Erês Rainho e Chuvinha.
Os Erês de Xangô, com seu carisma magnético, atraem a todos como um imã. Irradiando energia e vitalidade, são o centro das atenções. Embora não sejam muito afeiçoados a tarefas, possuem uma curiosidade insaciável que os leva a explorar e investigar tudo ao seu redor. Exemplos dessa linhagem são os Erês Foguinho e Machadinho.
Os Erês de Obá é uma "criança" atenta, competitiva e solidária. Adora compartilhar seus brinquedos com os amigos e possui um grande senso de comunidade. Sua energia expansiva e aventureira a leva a buscar novas experiências e desafios. Exemplos dessa linhagem são os Erês Raizinha, Terrinha e Joaninha.
Os Erês de Oxalá, com sua calma e inteligência, aparentam uma maturidade incomum para sua idade. Forte de personalidade, demonstram um senso crítico aguçado e perspicaz, mesmo em suas relações com os amigos. Exemplos dessa linhagem são os Erês Andorinha e Algodãozinho.
A personalidade dos Erês de Oroína e Logunã é um aspecto peculiar da doutrina da Umbanda Sagrada. Aqueles ligados a Oroína apresentam uma característica híbrida, mesclando atributos dos Erês de Xangô e Yansã. Já os Erês de Logunã carregam consigo elementos tanto de Yansã quanto de Oxalá. É importante ressaltar que essa concepção é particular a cada doutrina, não existindo uma regra universal a respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário